Continuamos a transcrever o estudo apresentado pelo Eng. Roberto Carneiro, que no
estudo intitulado «2020: 20 Anos para Vencer 20 Décadas de Atraso
Educativo - Síntese do Estudo» nos deixa um panorama dos desafios
educacionais a enfrentar nos próximos anos... Vamos publicar, nos
próximos dias, excertos do Capítulo III, Seis temas canónicos.
. - . - . - . - . - . - .
2. Todos a Vencer
«A filosofia educativa aceita, sem receio nem temor, a necessidade de estimular a excelência e de premiar o mérito.
Os princípios da equidade - em si mesmos, justos e necessários - não podem ser entrave à natural expressão do valor pessoal e à sua atempada estimulação, sob risco de se cometerem injustiças socialmente intoleráveis.
Os valores de competição, que imperam na economia de mercado, terão de ser compatíveis com valores de humanismo que um sistema educativo solidário não pode descurar. Resulta, então, imprescindível a formação para ocupar um lugar activo num mercado com regulação. A formação para o empreendorismo e para o risco transforma-se numa meta almejada e num propósito educativo claro.
Neste enquadramento, a educação para a justiça impõe-se como uma prioridade alta e reflexão sobre as contingências da condição humana ocupa um lugar nevrálgico no equilíbrio geral dos conteúdos escolares.
A inclusividade educativa é parte indissociável do pacto de desenvolvimento humano e social a sustentar no tempo. Uma nova ordem educativa transporta a esperança de superar o paradigma "contraditório" do modelo industrial de educação.
A cooperação para a competitividade passará a inspirar as metodologias educativas desde a mais tenra idade. Os processos de disseminação de conhecimento tácito aproveitarão os ambientes particularmente propícios à cooperatividade e à formação para a entreajuda.
Funcionando tanto quanto possível integrados em redes e partenariados os processos de aprendizagem serão geradores de capital social na exacta medida em que saibam compaginar a iniciativa individual com a colaboração social e comunitária.
Do mesmo modo, na medida em que os processos educativos contribuam para o reforço da coesão social eles estarão a enriquecer a qualidade da vida comunitária e a estabelecer os fundamentos efectivos do desenvolvimento sustentável.»
«A filosofia educativa aceita, sem receio nem temor, a necessidade de estimular a excelência e de premiar o mérito.
Os princípios da equidade - em si mesmos, justos e necessários - não podem ser entrave à natural expressão do valor pessoal e à sua atempada estimulação, sob risco de se cometerem injustiças socialmente intoleráveis.
Os valores de competição, que imperam na economia de mercado, terão de ser compatíveis com valores de humanismo que um sistema educativo solidário não pode descurar. Resulta, então, imprescindível a formação para ocupar um lugar activo num mercado com regulação. A formação para o empreendorismo e para o risco transforma-se numa meta almejada e num propósito educativo claro.
Neste enquadramento, a educação para a justiça impõe-se como uma prioridade alta e reflexão sobre as contingências da condição humana ocupa um lugar nevrálgico no equilíbrio geral dos conteúdos escolares.
A inclusividade educativa é parte indissociável do pacto de desenvolvimento humano e social a sustentar no tempo. Uma nova ordem educativa transporta a esperança de superar o paradigma "contraditório" do modelo industrial de educação.
A cooperação para a competitividade passará a inspirar as metodologias educativas desde a mais tenra idade. Os processos de disseminação de conhecimento tácito aproveitarão os ambientes particularmente propícios à cooperatividade e à formação para a entreajuda.
Funcionando tanto quanto possível integrados em redes e partenariados os processos de aprendizagem serão geradores de capital social na exacta medida em que saibam compaginar a iniciativa individual com a colaboração social e comunitária.
Do mesmo modo, na medida em que os processos educativos contribuam para o reforço da coesão social eles estarão a enriquecer a qualidade da vida comunitária e a estabelecer os fundamentos efectivos do desenvolvimento sustentável.»
Carneiro, Roberto (2000), «2020: 20 Anos para Vencer 20 Décadas de Atraso Educativo - Síntese do Estudo»
in:O Futuro da Educação em Portugal Tendências e Oportunidades - Um estudo de reflexão prospectiva, tomo I, Lisboa: ME,
pp 40-41.
pp 40-41.
Sem comentários:
Enviar um comentário