quinta-feira, 26 de abril de 2012

Participação dos formandos na Semana Cultural

Em articulação com a Biblioteca Escolar, duas formandas do curso de «Português para falantes de outras línguas» integraram o painel de convidados da tertúlia A Falar é que a Gente se Entende. Com a Biblioteca repleta de alunos, tivemos a OPORTUNIDADE duma ponte construir estabelecendo laços com a Ucrânia, terra natal de Valentina Bikova e Iryna Melnikova.




 Em clima de Festa tornou-se possível conhecer o maior vulto da poesia ucraniana, Tarás Shevtchenko, imortal Cantor da Liberdade, pintor, desenhador, artista, humanista... Dos seus poemas escutamos:

Testamento

Do original:

ЗАПОВІТ

Як умру, то поховайте
Мене на могилі,
Серед степу широкого,
На Вкраїні милій,
Щоб лани широкополі,
І Дніпро, і кручі
Було видно, було чути,
Як реве ревучий.

Як понесе з України
У синєє море
Кров ворожу... отоді я
І лани і гори —
Все покину і полину
До самого бога
Молитися... А до того —
Я не знаю бога.

Поховайте та вставайте.
Кайдани порвіте
І вражою злою кров'ю
Волю окропіте.
І мене в сім'ї великій,
В сім'ї вольній, новій
Не забудьте пом'янути
Незлим тихим словом.
 

Testamento

Quando eu morrer, sepultem-me
numa colina
no meio à estepe ampla,
na amada Ucrânia,
Para que eu possa ver
os vastos campos semeados,
o Dnipró, as escarpas
e ouvir como ruidoso, ele ruge!

Quando for levado da Ucrânia
ao mar azul,
o sangue inimigo...eu tudo deixarei,
campos, montes ....
e até a Deus voarei para rezar.
mas até então... a Deus desconheço!

Sepultem-me e levantem-se,
quebrem as algemas
e com o mau sangue inimigo
reguem a liberdade!
E não deixem de recordar-me
na grande família,
na família livre, nova,
com uma boa,
suave palavra!
 

Sem comentários: