sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CNO APRESENTA: «A História dos Lenços de Namorados»





Maria da Conceição Teixeira Pinheiro

 Nasceu em Jesufrei, Vila Nova de Famalicão, no dia 13 de Novembro de 1934.
Em 1939, o pai parte para Lisboa onde integra a Guarda Nacional Republicana. Desde então a família viaja pelo Porto, Valongo, instalando-se definitivamente em Vila Verde em 1945.
Na Obra das Mães pela Educação Nacional (OMEN), Maria da Conceição teve formação nas áreas: acção educativa, acção familiar e acção social.
Através da “Obra das Mães” vai parar a Lisboa… ao Atelier de Sereira Amzalak, onde esta arte adquiriu os contornos da alta costura. A tecelagem assumiu um papel muito importante, urdindo de forma alegre, apaixonante e especial as teias da sua vida…
No ano de 1961, é convidada pela Directora da Escola de Agentes de Educação Familiar D. Luís de Castro, para realizar o seu estágio de curso, nos Cursos Intensivos de Educação Familiar em Luanda.
Terminado o estágio parte, em 1962, para S. Tomé e Príncipe, onde fez parte da equipa encarregue de organizar o Serviço Social da ilha. 
Em 1981, é admitida na Casa do Povo de Vila Verde como Agente de Educação Familiar. No ano seguinte, no seguimento de um trabalho de recolhas de poemas ao nível dos valores culturais, pode assistir ao reaparecimento dos Lenços dos Namorados.
A partir de 1984 até 1989, organiza cursos e estudos para jovens do Centro de Educação Familiar e realiza levantamentos diversos, lançando no mercado os Lenços de Namorados.
Neste período surgem os cursos de Tecelagem e Bordados, de Bordados de Vila Verde, de Camisas e Blusas – Bordados de Vila Verde.
A partir de 1990, assume a responsabilidade de coordenar a Aliança Artesanal, onde realiza diversas actividades, entre outras, de formação profissional, participação em feiras, exposições, comercialização de artesanato, etc.
Pela sua dedicação à valorização do artesanato, foi alvo de várias referências bibliográficas em livros e catálogos de artesanato da região Norte.

In: “Histórias de Vida: homenagem da Adere-Minho”, 
Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, 
Vila Verde: ADERE-MINHO, 2005 


Sem comentários: