quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

12.º Júri de Certificação - Nível Secundário


NÃO SE PODE DESPERDIÇAR
Testemunho de uma estudante
cujos pais concluíram o processo RVCC           


Até há algum tempo atrás, vivi uma experiência inesquecível. Os meus pais, António Cunha e Irene Cunha, frequentaram ambos o Centro Novas Oportunidades da Escola Básica e Secundária de Barroselas. Foram meses de estudo e de trabalho até o meus pais obterem a equivalência ao 9.º ano escolaridade através do processo RVCC. Semana após semana, os meus pais deslocavam-se até esta escola para frequentar as sessões. Depois, em casa, tinham de fazer pesquisas e elaborar trabalhos escritos. Lá em casa até demos o nome de “escolinha para os pais”.
                Eu, como aluna da mesma escola e filha, acabei por ajudar muitas vezes os meus pais nos seus trabalhos, quer nas pesquisas, quer na elaboração dos seus famosos “TPC’s”.
                No fundo a coisa até teve a sua graça. Acabei por ajudar os meus pais e assim também eu própria aprendi bastante. Os meus pais sem dúvida que acabaram por ficar mais enriquecidos: aprenderam mais, obtiveram conhecimentos que nunca imaginaram ter nas suas vidas, e isso é o mais importante, ficaram com a equivalência ao 9.º ano. E ainda ficaram a saber o que é a vida de estudante… em adulto, claro.
                Aconselho e recomendo a todos os pais deste Agrupamento que não tenham a escolaridade obrigatória a frequentar as Novas Oportunidades.
                Vão ver que não custa nada! É uma oportunidade que não se pode desperdiçar. Toda a gente fica a ganhar: os pais, os filhos e a sociedade em geral.
 
Patrícia Cunha
Aluna do 12.º A

Sem comentários: