sábado, 26 de fevereiro de 2011

Apresentação da REALV - ML


1.º Júri de Certificação Conjunto de 2011
25 de Fevereiro de 2011

Desde Fevereiro de 2010, vários Centros Novas Oportunidades decidiram juntar esforços no sentido de trabalharem na organização de um Júri de Certificação Conjunto. O desafio foi lançado e as coordenadoras e coordenadores tornaram seu, um projecto que desafiava as certezas construídas através da experiência vivida, e numa aventura consentida, trilharam com as equipas técnico‑pedagógicas novas possibilidades…
No desenrolar dos trabalhos, os medos e os receios dissiparam-se dando lugar à partilha e ao trabalho colaborativo entre equipas. Desta união resultou, no dia 8 de Maio, o 1.º Júri de Certificação Conjunto com a participação de nove Centros Novas Oportunidades.
Contudo, o projecto não findou com este evento, pelo contrário, tornando real a insatisfação humana, foram desbravadas novas formas de inovar e de alargar o seu campo de acção.
As reuniões entre coordenadores ocorreram e ocorrem com uma regularidade quase mensal e a sua ordem de trabalhos inclui para além da análise de questões estratégicas e pertinentes, a organização de novos Júris de Certificação Conjuntos. Para este ano, está prevista a realização de 4 júris repartidos ao longo do ano. Vamos assistir esta noite ao 1º júri de 2011.
Mas esta parceria, este congregar de esforços, vontades, expectativas e inquietações precisava de um nome e no dia 24 de Janeiro, os esboços deram lugar à certeza de um rosto:
REALV Minho-Lima (Rede de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida);
é esta a marca que designa a rede que congrega (13) os Centros Novas Oportunidades
da Associação Empresarial de Ponte de Lima,
do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho,
da Ancorensis,
da COOPETAPE,
da Ecoagri,
da Epralima,
da Eprami,
da Escola Básica e Secundária de Barroselas,
da Escola EB 2/3 Carteado Mena,
da Escola Secundária de Monserrate,
da Escola Secundária de Ponte de Lima,
da Gabigerh e
do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo.
Azul e Verde são as cores do nosso logótipo. Faz a analogia de um Projecto que se faz com as pessoas, com as organizações, em prol da Educação.
O Azul evoca o pensamento, o céu, a personalidade norteada pelos valores da lealdade e fidelidade.
O Verde evoca vigor e força, aliando a calma através da qual… renasce a Esperança.
Uma característica parece emergir desta aventura colaborativa: a confiança dá lugar ao compromisso entre pares em prol da educação e formação de adultos como um tesouro a construir ao longo da vida (recordando as palavras de Jacques Delors e Roberto Carneiro).
No âmbito desta parceria, aprovámos a Carta de Qualidade da REALV Minho-Lima, documento no qual os CNO envolvidos acordam promover acções concertadas, no sentido de melhor responder às necessidades dos adultos, incentivando uma cultura de excelência, assente numa busca de melhoria permanente.
Termino reiterando a nossa confiança no papel fundamental que rede de Centros pode ter no desafio da qualificação e no desenvolvimento de uma estratégia de inclusão, nas diversas áreas da vida em sociedade, implementando práticas educativas que favoreçam o desenvolvimento integral do adulto, implicando-o na formação do seu projecto de vida e promovendo a auto-formação.
Finalizo felicitando os meus colegas coordenadores todo o empenho, investimento e dedicação que colocaram na construção e agora na consolidação deste projecto.

Muito obrigada.   
Discurso proferido por Dr.ª Sylvie Vilas Boas


Sem comentários: