sexta-feira, 18 de maio de 2012

(RE)Pensar é preciso

Continuamos a transcrever o estudo apresentado pelo Eng. Roberto Carneiro, que no estudo intitulado «2020: 20 Anos para Vencer 20 Décadas de Atraso Educativo - Síntese do Estudo» nos deixa um panorama dos desafios educacionais a enfrentar nos próximos anos... Vamos publicar, nos próximos dias, excertos do Capítulo III, Seis temas canónicos.

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3. Um Lugar de Civilização

«Num cenário orientado para a valorização da soberania comunitária a escola e a universidade reocupam um lugar central no espaço da polis.

Revigoradas pela aceitação de novas missões - designadamente no que interessa à concretização de um sistema de educação e aprendizagens vitalícias - as instituições educacionais são um centro cívico por excelência, um locus do sonho comunitário, um fulcro de vida cidadã.

A qualidade da vida urbana e a harmonia das pulsões de comunidade podem ter a escola como coração. Uma escola que, ela mesmo, representa um núcleo de qualidade de vida e de excelência no diálogo espácio-temporal em que está mergulhada.

Conhecimento, Cultura e Confiança - factores C3 - formam uma trilogia indispensável numa cidade centrada nos saberes e determinada a construir propósito e sentido para os seus habitantes. Assim, uma cidade do conhecimento e da informação é aquela que desenvolve nas suas comunidades constituintes uma verdadeira cultura aprendente, sustentada na curiosidade, no estudo, na pesquisa pessoal, no sentido do risco e no gosto pela apropriação do novo.

Cidade, cidadania, civilização radicam num mesmo étimo. São declinações de um único desafio para as próximas décadas.

São discerníveis, pelo menos, cinco dimensões fundamentais da cidadania que a escola não pode deixar de ensinar: democrática, social, paritária, intercultural e ambiental. Estas dimensões são estruturantes da cidade da aprendizagem, tema que foi vincadamente tratado num dos grupos de estudo e que vem glosado na síntese transversa respeitante às dinâmicas de contexto.

Educar na e pela qualidade é um contributo imprescindível para a prossecução desse magno desafio.

Só assim é que a escola poderá desempenhar um papel renovado de qualificação da vida urbana

Carneiro, Roberto (2000), «2020: 20 Anos para Vencer 20 Décadas de Atraso Educativo - Síntese do Estudo»
 in:O Futuro da Educação em Portugal Tendências e Oportunidades - Um estudo de reflexão prospectiva, tomo I, Lisboa: ME, 
pp 41-42.
 

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