quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

NOVOS GRUPOS RVCC - Nível Secundário

     Amanhã, dia 19 de Janeiro de 2012, novos grupos iniciarão o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível secundário. As pessoas convocadas deverão comparecer às 19h30, na Sala A3, onde serão recebidos pelos Profissionais RVC Dr.ª Carina Reis e Dr. Daniel Gonçalves que palmilharão este percurso, juntamente com a Equipa de Formadores e restantes elementos deste Centro Novas Oportunidades.

          Gostaríamos de trazer à memória as palavras de Roberto Carneiro, de modo a servirem de mote inspirador porque, na Iniciativa Novas Oportunidades, o centro do processo educativo está na individualidade do adulto aprendente que a partir da sua história de vida explicita saberes, competências. 

      «A construção do conhecimento, o construto social e pessoal é algo que eu apreendo a partir do meu posicionamento pessoal: dos meus interesses, formação anterior, experiência. A minha identidade e personalidade determinam a forma como construo o conhecimento.

    (...) A pedagogia hoje tem de ser inclusiva. Tem de aceitar, respeitar e acarinhar as diferenças. Tem de ser pobre do Outro. Não tem de ser rica de si próprio. Há pessoas que são ricas de si próprias e não são pobres dos outros, mas é preciso perceber que só o Outro é que me completa. O Outro é a outra metade de mim próprio. Sem o Outro sou apenas metade. A minha completude realiza-se ao ir ao encontro do Outro. 

      (...) A educação dialógica é fundamental . Ninguém aprende sem diálogo. A condição dialogal é a condição basilar do professor: ninguém pode ensinar sem aprender.

      O futuro da educação nas nossas escolas é formar pessoas e comunidades. Durante muito tempo pensou-se que a escola estava centrada em programas, livros didáticos, software, salas de aula confortáveis, equipamentos… não é verdade. As boas escolas são feitas de boas pessoas e bons alunos. Podem não ter equipamento nenhum. São as pessoas e as comunidades fortes que fazem uma boa escola. Coesão. Capital social. Coesão. Com uma comunidade forte consegue-se maravilhas. Uma comunidade fraca, fragmentada, não faz nada. 

     O futuro da educação: trabalhar as pessoas e as comunidades.»

Sem comentários: