terça-feira, 10 de janeiro de 2012

2012... NOVO PROJETO - NA SENDA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS


     Os desafios colocados à escola, hoje, não podem assentar na intuição e na boa vontade; a educação e formação de adultos ao longo da vida exige um investimento sério por parte dos agentes e das instâncias governamentais. Importa, contudo, referir, recordando Habermas, que não é com irrupções do “mundo dos sistemas” que damos sentido ao “mundo da vida” e comprometemos os seus atores. O compromisso ético para com a profissão que abraçamos escolher dá-se com-preendendo o horizonte de sentido do que queremos ser enquanto instituição situada.

          Qual é o traço que nos distingue e confere um rosto único e com-sentido?
          Vendo-nos ao espelho, reconhecemo-nos nos gestos e atitudes?
         Somos uma soma de indivíduos (agregado escolar contabilizado pelo SIGO, SIIFSE, MISI@...) ou uma comunidade educativa, comprometida, capaz de acolher o outro, de assumir a responsabilidade na construção de um futuro mais humano?

            E agora… vêm-me à mente as palavras: acreditamos nisto?
           Tal como no mito de Pandora, pese embora todos os males que assolam a humanidade, e a Escola em particular, existe um segredo bem guardado no interior da caixa e nos faz experimentar a alegria do dever cumprido (que se vai cumprindo…).

        Os adultos com quem contactamos diariamente testemunham a importância que os processos de aprendizagem passaram a ter nas suas vidas (Processo RVCC, Cursos EFA, Formações Modulares Certificadas), e como ficaram impregnados pelo projeto de uma aprendizagem construída ao longo da vida. Afinal, aprender, com efeito, compensa.
Os filhos que percorreram com eles este caminho, para além de terem construído laços de proximidade e confiança, quando alunos, passam a ver a escola com outros olhos – deram-se passos de justiça social dando espaço à “educação como um tesouro a descobrir”. 
O trabalho das equipas técnico-pedagógicas contribuiu para desocultar o rosto da pessoa, cada vez mais consciente dos talentos próprios, das potencialidades criativas, do seu dever de contribuir pelo desenvolvimento coletivo. 

Precisamos de colocar a Educação ao Longo da Vida no coração da Sociedade. Este projeto recebe a sua inspiração no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI e no qual se refere os quatro pilares considerados como as bases da Educação:
1. Aprender a Conhecer – “combinando uma cultura geral, suficientemente vasta (…) significa aprender a aprender de modo aos adultos poderem beneficiar das oportunidades que a educação ao longo da vida oferece”.
2. Aprender a Fazer – “adquirindo não só uma formação profissional qualificante mas, sobretudo, competências que o tornem apto a enfrentar desafios e a trabalhar em equipa”.
3. Aprender a Viver Juntos – “desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção de como estamos interligados (interdependentes) uns com outros… Precisamos, cada vez mais de valorizar o trabalho em pequenas “comunidades de investigação” onde os conflitos podem ser um motor impulsionador de conhecimento, de razões para construir a Paz e a Esperança.
4. Aprender a Ser – “Para desenvolver a sua personalidade, de modo a agir com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade social, sem descurar a compreensão integral do indivíduo: a sua memória, capacidade de raciocínio, desenvolvimento do sentido estético, capacidades físicas, aptidões comunicativas e relacionais.”

Há ainda outro repto para o horizonte de 2020… privilegiar a dimensão subjetiva do ato de aprender; como refere Roberto Carneiro, fazer da vida a sede e a narrativa da aprendizagem, numa triangulação:
- da dimensão da participação social e democrática;
- do desenvolvimento pessoal e cultural;
- da empregabilidade.
            
     Um Novo Ano, Nova Esperança, Novos Projetos... e a certeza de que a Iniciativa Novas Oportunidades tem sido uma autêntica possibilidade para todos aqueles que, com brio e empenho, têm construído percursos qualificantes idóneos, sustentados na aprendizagem e na valorização dum papel interventivo na vida pessoal, social, profissional...

     Votos de sucessos pessoais e profissionais!

     Pela Equipa Técnico-Pedagógica
     Maria Teresa da Costa Almeida

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