quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia 4 de Maio - «TRABALHO EM REDE NA ESTEIRA DO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES»

     Decorreu num clima de colegialidade e partilha, o Seminário organizado pela  Rede de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, Minho e Lima (REALV - ML). No decorrer dos trabalhos, a Dr.ª Cristela Oliveira e a Dr.ª Marta Martins, representantes da REALV - ML, traçaram uma perspetiva dos esforços desenvolvidos pela REDE, explicitando uma experiência colaborativa, fulcral para um projeto centrado na pessoa dos adultos - público alvo do trabalho dos Centros Novas Oportunidades, com recurso a metodologias concertadas, numa cultura de excelência e melhoria contínua.

     O Dr. João Guerreiro fez uma excelente exposição centrada na atuação, crítica, do avaliador externo para a concretização do Referencial. Um olhar projetado para o exercício desta função "ao serviço do Outro". No seu entender, "quando deixarmos de estar ao serviço do Outro este processo abre falência". Centrou a sua reflexão em três eixos de atuação do avaliador externo: ético-deontológico; inserção comunitária; intervenção técnico-científica e na dinâmica do júri de certificação. Uma nota de reflexividade para as equipas técnico-pedagógicas a partir das suas palavra:s « ...porque não privilegiamos os "porquês" e a origem e o imbricamento das coisas, em vez de tanta informação e detalhes técnicos? É pragmático todo esse conhecimento exaustivo?; Qual o risco de novas rotinas/uniformidades?; Que défice de valorização do quotidiano distintivo? que VALOR ACRESCENTADO?

     A Dr.ª Olívia Santos Silva, coordenadora da Equipa ENOP da DREN, centrou a sua reflexão na relevância do Tecer da REDE enquanto repto para a Participação em culturas colaborativas, consideradas o espaço privilegiado para o emergir de  um trabalho com rosto; um coletivo de sinergias alicerçadas em objetivos comuns, vinculados a um compromisso responsável com a função dos Centros Novas Oportunidades na Educação e Formação ao Longo da Vida.

     A Dr.ª Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, propiciou uma análise rigorosa da intervenção dos Centros Novas Oportunidades da NUT III - Minho-Lima e os retos colocados ao nível da gestão estratégica em prol da Educação e Formação de adultos ao Longo da Vida. Referiu, de igual modo, a relevância das práticas de qualidade e do trabalho em rede desenvolvido pelas equipas técnico-pedagógicas de modo a otimizar as ofertas formativas e assumir os riscos próprios deste Projeto encarando-os como "desafios para a ação", propiciando o aumento dos níveis de educação-formação da população adulta das áreas de influência dos Centros.

     Aqui fica a ligação para a Memória Fotográfica deste Seminário e uma pequena mostra das Fotografias feitas pelo Prof. Rui Costa, da ESM.


Sem comentários: