quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Voz dos Adultos...

As diferenças, com os mesmos princípios *
                Quando os meus filhos começaram a andar, lembro-me que cada vez que tomavam a iniciativa de se colocarem em pé, por muito que suas perninhas tivessem habilidade, as suas tentativas tornavam-se por vezes dolorosas quando caíam, mas eram as suas atitudes que os faziam terem a coragem de repetirem as vezes que fossem necessárias, até finalmente andarem para enfrentarem os desafios.
                Ao longo da minha vida profissional, sem me aperceber, repeti a mesma experiência que eles. Enquanto funcionária sempre tive habilidade e ganhei experiência e isso agora como patroa é uma mais-valia, mas é a minha atitude que me faz ir avante. A habilidade e a atitude têm que andar em paralelo, porque se assim não for, é muito difícil manter uma firma. O facto de já ter estado “do lado da funcionária” faz-me perceber com clareza que é difícil manter ambos os lados satisfeitos. Uma firma tem muitas necessidades, os funcionários também, e conciliar as duas coisas dá muito trabalho e obriga a uma grande reflexão.
                 Já fui uma boa funcionária e uso tudo o que aprendi no trabalho realizado diariamente. Uma equipa para produzir tem que estar motivada e se assim não estiver, é uma equipa “doente”, com algum tipo de “virose”, que tem de ser “vacinada”. A produtividade está ligada à motivação, sei que uma funcionária motivada é aquela que gosta do que faz, mas não põe de parte o desejo de ser reconhecida pelos patrões.
                Sei que a verdadeira motivação precisa de vir de dentro de cada um de nós, é um desejo interno, ninguém motiva ninguém, mas tento abrir-lhes o caminho que as leve até lá e para isso é fundamental por vezes ouvir as suas opiniões, não as julgar, ou melhor… apenas julgar o seu desempenho, caso seja necessário. Tento transmitir-lhes a opinião de que mesmo sendo funcionárias podem ter habilidade, atitudes empreendedoras e positivas e que podem marcar a diferença, tornando-se indispensáveis na firma.
                Há uma série de características que acho serem necessárias no perfil de patrão ou funcionário: ser responsável, persistente, honesto, pontual; ter iniciativa, habilidade, confiança e conhecimento.
Mas para tudo isto é preciso ter atitude. O empregado pode ter atitude de patrão e o patrão de empregado, porque um não pode viver sem o outro.

Ser Mãe*
           Não sei se existem palavras para o que sinto.
                Os meus sentimentos como mãe estão vincados dentro da minha alma para que eu nunca os possa esquecer. Meus filhos são a minha verdadeira obra de arte e por eles tudo vale a pena.
 É difícil encontrar amor neste mundo, descobrir alguém que nos faça sentir que há uma razão para termos sido postos neste mundo. Um filho é a forma mais pura disso, um filho representa o amor que não temos de procurar e a quem não temos nada a provar.
                Agradeço a Deus por me permitir ser a mãe deles.
                Se um dia falhei, ou se ainda vier a falhar como mãe, espero que me perdoem, porque meu amor por eles prevalecerá para todo o sempre. Pois acredito que depois desta passagem por este mundo, os laços de um amor profundo como o de mãe e filhos de alguma forma irão ficar ligados.
                Que mais não seja, irei ser sempre o Anjo da guarda de cada um deles.

Excertos do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (Nível 3 do Ensino Básico) de Maria dos Anjos Fernandes Amorim

Sem comentários: