quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Testemunhos dos Formandos e Actividades Desenvolvidas... Na Revista do Agrupamento!



A minha passagem pelo Centro Novas Oportunidades
Testemunho de uma Adulta

               Tive conhecimento da iniciativa Novas Oportunidades através da comunicação social, e pela coordenadora (Mª Teresa Almeida) do Centro Novas Oportunidades da Escola Básica e Secundária de Barroselas.
                Inicialmente achava que esta não se adequava à minha situação, pois só tinha concluído o 5º ano do ensino básico, mas depois de reflectir, procedi então à inscrição neste Centro em 04-10-2009.
                Iniciei o processo RVCC. Devo referir que fiquei um pouco assustada, dada a complexidade dos referenciais de competências. Mas com o decorrer dos dias, as minhas dúvidas foram esclarecidas pelos profissionais, que me foram explicando como construir um portefólio que fosse o espelho fiel da minha vida e das aprendizagens nela alcançadas, muitas vezes sem disso ter tomado consciência. Foi um esforço muito grande esta viagem para trás, guiada pelas minhas memórias às vezes já pouco nítidas: fui-me lembrando do tempo de escola, da família, dos amigos, dos colaboradores de trabalho, dos meus passeios familiares. Esta viagem ajudou-me a ver com mais clareza a pessoa que sou, e a definir aquilo que desejo ser.
                Fiz esta caminhada com muito prazer, alguns dias com muitas dificuldades, até mesmo pensando em desistir, mas encarei o final da mesma como mais uma etapa da minha vida, que só faz sentido quando estamos de facto receptivos à mensagem do dito popular: “aprender até morrer”.
                Aqui fica o meu vivo conselho e o apelo a todos: agarrem esta oportunidade!
                Agradeço a todos os que embarcaram comigo nesta viagem, pois todos contribuíram com algo que me enriqueceu.
                Obrigada.
 Alzira Ferros

Sem comentários: