segunda-feira, 6 de junho de 2011

14.º Júri de Certificação - Nível Secundário


     «A sessão de júri de certificação constitui o momento de encerramento oficial e público do processo de cada candidato e dá corpo à etapa de certificação de competências. Assume, assim, uma carga simbólica de grande importância.
     Este encerramento é público. Nele podem participar, para além dos elementos obrigatórios (designados mais adiante), as pessoas que assim o entenderem, bem como figuras que são referências para os candidatos em processo, para o seu futuro, e para os Centros Novas Oportunidades em si mesmos. Assim, é bem-vinda e recomendável a presença de familiares e amigos dos candidatos, bem como de outros actores-chave do território. 
     (...) O carácter público desta sessão tem a ver, igualmente, com a intenção de conferir uma legitimação mais alargada da certificação, que vá para além da validação realizada pela equipa técnica envolvida. É, portanto, o momento em que o adulto expõe os resultados do seu processo a terceiros, com vista a dar visibilidade às competências possuídas e certificadas no final do processo de RVCC. Este aspecto é particularmente importante na medida em que pode induzir, ou potenciar, dinâmicas de valorização profissional, pessoal e social. Pretende-se, aliás, que os impactos do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências passem também (para além da certificação em si mesma) pelo reforço da reflexividade e auto-consciência do candidato e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento de dinâmicas de aprendizagem ao longo da vida que conduzirão, naturalmente, a comportamentos e envolvimentos mais activos e reflectidos nas suas várias dimensões de vida (pessoais, familiares, sociais, profissionais). Além disso, este pode ser um momento de encorajamento de outros potenciais candidatos ao envolvimento no sistema de educação e formação de adultos.»
in: Gaspar, Teresa, et al. (2009) A sessão de júri de certificação: momentos, actores, instrumentos: roteiro metodológico,p. 15.

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