sábado, 28 de novembro de 2009

CNO em notícia...


A iniciativa Novas Oportunidades tem proporcionado, aos formandos em processo de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências que frequentam o nosso CNO, o reencontro com a Escola num novo horizonte de perspectiva: a formação de adultos enquanto projecto de desenvolvimento pessoal, social, profissional... numa linha temporal para ser aprofundada no decurso dos diferentes estádios da Vida.

As manifestações de satisfação pela concretização de um sonho, pelo reconhecimento profissional e social, pelas redes relacionais que ao nível familiar pais e filhos vão partilhando, são referencias que fazem deste projecto uma aposta ganha e com futuro.

Ao longo destes meses a equipa técnico-pedagógica e os formandos em Processo têm construído percursos sustentados, arduamente trilhados numa exigência mutua porque evidenciar competências e saberes à luz dos Referenciais de Competência-Chave não é tarefa fácil, para quem há muito teve de optar por abandonar os estudos e canalizar os seus esforços em trajectórias vividas, carregadas de um saber de experiência feito mas... talvez... sem o espaço reflexivo que proporcionasse a apropriação dos fundamentos teóricos que dão uma outra significação ao quotidiano da existência.

Numa breve retrospectiva podemos acompanhar alguns dos momentos/acontecimentos que fazem da experiência uma teia de relações, alicerce de um futuro que se quer construído sob a égide da Esperança...



Outra actividade bem sucedida e que tem proporcionado o regresso de muitos adultos à Escola diz respeito às Unidades de Formação de Curta Duração... as Formações Modulares. No total: 13 turmas, 170 formandos e um leque de competências integradas no Referencial de Competências - formação de base do Catálogo Nacional de Qualificações, a saber: Informática (Word, Excel, Internet), Línguagem e Comunicação (Oficina de Escrita, Inglês, Francês) uma experiência que no primeiro ano de vida deste Centro Novas Oportunidades, permitiu capitalizar estratégias a desenvolver com novo alento no Futuro.

O registo da avaliação efectuada pelos formandos permite compreender como é importante para eles que a Escola permaneça como alicerce de momentos significativos de instrução e configuração de saberes.

Muitos dos adultos explicam que as formações modulares constituem um momento privilegiado para "aprender a aprender", desenvolvendo novas competências, integradas nas exigências do mercado de trabalho. Do mesmo modo permitem responder à exigente e sempre nova tarefa de educar os filhos à luz dos meios tecnológicos actualmente ao dispor e fazer face ao desafio do multiculturalismo, próprio da globalização que a sociedade do conhecimento torna real.

Para memória... fotografias que permitem atestar a importância da aprendizagem e do relacionamento interpessoal, independentemente da idade, da situação laboral... numa sociedade que se quer justa, respeitadora das diferenças e exigente/responsável com o Futuro.


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