Uma Reportagem da TSF editada no dia 28 de Fevereiro e que esclarece os pressupostos do Programa Novas Oportunidades, assim como os reptos que são lançados à Equipa Técnico-pedagógica dos CNO e aos adultos que pretendem ver reconhecidas, certificadas e validadas as suas competências. Constrangimentos e virtualidades. Um Projecto que se assume como uma oportunidade para a emergência da consciência crítica dos formandos e o desenvolvimento profissional da equipa técnico-pedagógica. Vale a pena ouvir!
Sete formandos do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola E. B. 2, 3/S de Barroselas concluíram com sucesso a última etapa do Processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC), no passado dia 8 de Maio de 2009, pelas 19:30h, na Biblioteca da Escola, numa sessão pública que contou com a presença da directora do CNO, Dra. Rosa Mª Ribeiro Cruz, do avaliador externo, Dr. João Guerreiro, dos elementos da equipa técnico-pedagógica, de familiares, amigos e membros da comunidade educativa que celebraram, entusiasticamente, a confirmação oficial e formal da obtenção do 3.º ciclo do Ensino Básico.
Um momento significativo para todos. Representa a concretização de um sonho para quem não teve, no passado, a hipótese de concluir os seus estudos num processo regular, porém, através do seu percurso pessoal, social, profissional, cada um destes formandos conquistou aprendizagens e soube evidenciar as competências que os torna cidadãos de pleno direito, profissionais empenhados no desenvolvimento dos projectos que têm em mãos.
Estes formandos, com idades compreendidas entre os 33 e os 66 anos souberam aproveitar a iniciativa que o programa Novas Oportunidades lança na qualificação de todos aqueles que não obtiveram o 9.º ou 12.º anos e demonstraram que Aprender compensa!
Através do repto da construção de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, auxiliados por uma equipa de profissionais e formadores que não mediram esforços na desocultação dos contextos significativamente ricos e potenciadores de saberes, foram concretizando tarefas, procuraram um conhecimento mais aprofundado – uma autêntica apropriação crítica. O gosto pela descoberta continua a crescer e já estão prontos para assumir novos projectos, integrados nos respectivos Planos de Desenvolvimento Pessoal: 50 horas numa formação modular de Inglês – iniciação. A frequência do Curso de Educação e Formação de Adultos de nível secundário também está nos seus horizontes.
Terminada a sessão de Júri de Certificação, também foram entregues os certificados aos primeiros formandos que concluíram com sucesso a Acção de Formação Modular, com a duração de 50 horas, em Ciências Informáticas.
A Equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola E. B. 2, 3/S de Barroselas endereça as maiores felicitações a estes dois grupos de formandos certificados e recorda que a Escola é um espaço de todos e para todos.
Aproveitamos para recordar que no nosso CNO poderá encontrar um ambiente favorável para a sua qualificação, uma equipa especializada na Educação e Formação de Adultos e um horário ajustado ao seu perfil pessoal e profissional. As inscrições podem ser efectuadas a qualquer momento, por isso venha, connosco, tornar realidade o repto da formação ao longo da vida. Não existe um tempo específico para estudar – aprendemos sempre! Aprender Compensa!
A equipa técnico-pedagógica do CNOBarroselas tem desenvolvido o seu trabalho com grande empenho e sentido de responsabilidade. Tendo como referência o Projecto Educativo da Escola: «Promover competências e saberes - educar para a cidadania» verificamos que o seu itinerário preconiza a dedicação e cuidado na desocultação das competências dos adultos, muitos dos quais voltam à Escola com a consciência de quem pode, finalmente, concretizar um ensejo nunca esquecido.
“Não há não, duas folhas iguais em toda a criação. Ou nervura a menos, ou célula a mais, não há, de certeza, duas folhas iguais.”
António Gedeão, Pastoral
Da análise das actividades desenvolvidas, podemos assinalar os seguintes indicadores de desempenho:
Actualmente estamos a trabalhar no Reconhecimento e Validação de Competências com 9 grupos de formandos, 4 dos quais são de nível B3 e 5 de nível Secundário.
De igual modo, iniciamos um novo projecto: o trabalho colaborativo com o Curso Extra-Escolar de Alfabetização de Adultos, a decorrer nas instalações do Lar S. Pedro e que além dos idosos que há muito desejavam aprender a ler e a escrever, integra formandos provenientes do Protocolo RSI.
Em breve, 2 novos grupos de nível básico e secundário iniciarão as actividades inerentes ao processo de reconhecimento e validação das competências adquiridas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais.