segunda-feira, 28 de março de 2011

DESAFIA-TE A TI MESMO

Um novo desafio é apresentado aos adultos que frequentam a Iniciativa Novas Oportunidades na Escola Básica e Secundária de Barroselas.

São reptos lançados à procura de quem ousa exercitar o pensamento e a linguagem matemática.

Contamos consigo! 

domingo, 27 de março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

TERTÚLIAS DO AGRUPAMENTO


No dia 31 de Março, pelas 19.30 horas, terá lugar na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Barroselas uma tertúlia intitulada “Percursos cubistas na pintura e literatura”. Aqui será explorada a nova perspectiva sobre o mundo e a realidade fundada pelos pintores cubistas no inicio do século XX e as suas implicações na obra literária de Gertrude Stein, reveladora de marcadas afinidades com a pintura modernista.
A sessão será orientada pela Prof.ª Andreia Abreu, professora de Inglês na escola Básica e Secundária de Barroselas, Mestre em Estudos Americanos em 2008, com a tese intitulada “Gertrude Stein e o Cubismo Literário,” galardoada com o Prémio de Ensaio Literário Edições Cosmos / Fernando de Mello Moser e a aguardar publicação.
Esta é a quarta sessão do projecto “Tertúlias do Agrupamento, uma iniciativa que tem lugar todos os meses na Escola Básica e Secundária de Barroselas. Tem como objectivo principal dar a conhecer, reflectir e debater temas e problemáticas com pertinência interesse para a Comunidade Local onde está inserido o Agrupamento.
Todos os elementos da Comunidade Educativa suas famílias e população em geral estão convidadas a participar activamente na Tertúlia.
Prof. Armando Borlido





quarta-feira, 2 de março de 2011

DESAFIA-TE A TI MESMO

Dar a palavra a ANTÓNIO RAMOS ROSA

Procurava reflectir sobre o modo como podemos construir uma "história de vida reflexiva" quando emergiram estas palavras...

«O homem pensa, age, cria, ama, contempla, habita e comunica segundo coordenadas que nem sempre são perceptíveis, mas que sempre estão implícitas na sua vida habitual. A dimensão temporal é uma dimensão imprescindível mediante a qual a existência humana se perspectiva e se afirma modelando cada instante, realizando as suas potencialidades, cimentando a sua vontade de ser na continuidade da existência. (...) Como a dimensão do futuro é inerente à verticalidade do presente, a construção é um ser que se projecta para diante numa abertura de confiança e de ingénuas fulgurações renovadoras. Por outro lado, a actividade construtiva, ao abrir o leque da temporalidade, reintegra em si o passado escuro e perspectiva-a na projecção unitária do seu movimento instaurador. (...)»

Ramos Rosa, António (2001), O Aprendiz Secreto

DESAFIA-TE A TI MESMO - Solução do Desafio n.º 2

Ai... os ciúmes! 

  Para recordar o desafio...


  Solução:

terça-feira, 1 de março de 2011

Tertúlias do Agrupamento

 
Ontem. Biblioteca cheia de curiosidade e interesse, formandos expectantes, equipa técnico-pedagógica em sintonia com o espírito de uma tertúlia que se quer um espaço vivo de reflexão participada/partilhada... Uma viagem à procura da compreensão da construção configuradora das concepções de espaço e de tempo que moldaram (e moldam) as relações do indivíduo consigo mesmo e com os outros, nos diversos contextos da vida pessoal, profissional, socio-cultural.
Um convite à compreensão da visão qualitativa à visão quantitativa do real...