sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CONVITE: TERTÚLIA NO DIA 07/03/2013


Gostaríamos de contar com a Sua presença!
Até ao próximo dia 7 de março de 2013
Aprendemos sempre, 
Aprender compensa!

Convite


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Três dimensões do desenvolvimento humano


«Um entendimento aberto das prioridades de formação ao longo da vida passará por englobar, pelo menos, três dimensões indissociáveis do desenvolvimento humano e da realização cidadã que lhe está inexoravelmente agregada:
  1. Desenvolvimento pessoal e cultural - relevante para a busca de sentido, a plenitude espiritual, e a "viagem interior" de uma personalidade em constante descoberta.
  2. Desenvolvimento social e comunitário - relevante para a sustentação de um projeto de cidadania activa, para objectivos de participação e de intervenção social.
  3. Desenvolvimento profissional e empregabilidade - relevante para a produção, o empreendedorismo, a satisfação profissional, o bem-estar material e a realização económica.
      (...)

     Dito de outro modo, a necessidade exponencialmente crescente de tratamento organizado de uma superabundância de informação não tem por escopo único alimentar o motor da economia e incrementar a eficiência. A maturação pessoal para o discernimento, a aquisição permanente de competências para uma participação na vida cívica, e a formação de redes conexas de capital social, exigem-no com igual, ou maior, veemência.

     Uma cidadania de direitos passará pela consagração de novos mecanismos para potenciar a educação como direito fundamental, não apenas numa fase inicial mas exercitável agora em qualquer período ou momento da existência pessoal. Uma cidadania de deveres deverá contemplar compromissos conjugados de trabalho e de estudo dentro de uma "ideologia da aprendizagem" que responsabiliza cada um pelo desenvolvimento de uma identidade vocacional em contínua evolução.

     Renunciar à responsabilidade de aprender torna-se tão grave como ser impedido de gozar do direito à educação. Bloquear ou inibir o exercício da responsabilidade de aprender, em constância, é tão ou mais reprovável do que a negação do direito à educação desde a mais tenra idade. Aceitar o repto de aprender sem descanso é implicitamente aceitar que a espécie humana actual não é necessariamente o summum bonnus da criação.

     Este é o alcance verdadeiro do contrato social de educação-aprendizagem que se propõe para viabilizar a Sociedade Educativa do Século XXI.»
in: Roberto Carneiro



Um convite... novas experiências de leitura!