sábado, 22 de janeiro de 2011

TERTÚLIAS DO AGRUPAMENTO


MEMÓRIAS DOS 27 ANOS DA ESCOLA

BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS


COM O PROFESSOR

JOSÉ MARIA PINTO



No próximo dia 28 de Janeiro, pelas 21.30 horas, terá lugar na Biblioteca a segunda Tertúlia do Agrupamento dedicada às “Memórias dos 27 anos da Escola Básica e Secundária de Barroselas”. Esta sessão contará com a intervenção e o testemunho do Dr. José Maria Pinto, antigo Professor e Presidente do Conselho Executivo.

Todos os elementos da Comunidade Educativa estão convidados a participar activamente nesta iniciativa que procurará rememorar, reflectir e debater alguns dos momentos mais importantes da História da nossa Escola. Será ainda uma oportunidade para confraternizar com antigos Professores, Funcionários e Alunos cujos percursos de vida se cruzaram com um centro educativo que conta já com 27 anos de existência.







  
 


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Testemunhos dos Formandos e Actividades Desenvolvidas... Na Revista do Agrupamento!



A minha passagem pelo Centro Novas Oportunidades
Testemunho de uma Adulta

               Tive conhecimento da iniciativa Novas Oportunidades através da comunicação social, e pela coordenadora (Mª Teresa Almeida) do Centro Novas Oportunidades da Escola Básica e Secundária de Barroselas.
                Inicialmente achava que esta não se adequava à minha situação, pois só tinha concluído o 5º ano do ensino básico, mas depois de reflectir, procedi então à inscrição neste Centro em 04-10-2009.
                Iniciei o processo RVCC. Devo referir que fiquei um pouco assustada, dada a complexidade dos referenciais de competências. Mas com o decorrer dos dias, as minhas dúvidas foram esclarecidas pelos profissionais, que me foram explicando como construir um portefólio que fosse o espelho fiel da minha vida e das aprendizagens nela alcançadas, muitas vezes sem disso ter tomado consciência. Foi um esforço muito grande esta viagem para trás, guiada pelas minhas memórias às vezes já pouco nítidas: fui-me lembrando do tempo de escola, da família, dos amigos, dos colaboradores de trabalho, dos meus passeios familiares. Esta viagem ajudou-me a ver com mais clareza a pessoa que sou, e a definir aquilo que desejo ser.
                Fiz esta caminhada com muito prazer, alguns dias com muitas dificuldades, até mesmo pensando em desistir, mas encarei o final da mesma como mais uma etapa da minha vida, que só faz sentido quando estamos de facto receptivos à mensagem do dito popular: “aprender até morrer”.
                Aqui fica o meu vivo conselho e o apelo a todos: agarrem esta oportunidade!
                Agradeço a todos os que embarcaram comigo nesta viagem, pois todos contribuíram com algo que me enriqueceu.
                Obrigada.
 Alzira Ferros

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Voz dos Adultos...

As diferenças, com os mesmos princípios *
                Quando os meus filhos começaram a andar, lembro-me que cada vez que tomavam a iniciativa de se colocarem em pé, por muito que suas perninhas tivessem habilidade, as suas tentativas tornavam-se por vezes dolorosas quando caíam, mas eram as suas atitudes que os faziam terem a coragem de repetirem as vezes que fossem necessárias, até finalmente andarem para enfrentarem os desafios.
                Ao longo da minha vida profissional, sem me aperceber, repeti a mesma experiência que eles. Enquanto funcionária sempre tive habilidade e ganhei experiência e isso agora como patroa é uma mais-valia, mas é a minha atitude que me faz ir avante. A habilidade e a atitude têm que andar em paralelo, porque se assim não for, é muito difícil manter uma firma. O facto de já ter estado “do lado da funcionária” faz-me perceber com clareza que é difícil manter ambos os lados satisfeitos. Uma firma tem muitas necessidades, os funcionários também, e conciliar as duas coisas dá muito trabalho e obriga a uma grande reflexão.
                 Já fui uma boa funcionária e uso tudo o que aprendi no trabalho realizado diariamente. Uma equipa para produzir tem que estar motivada e se assim não estiver, é uma equipa “doente”, com algum tipo de “virose”, que tem de ser “vacinada”. A produtividade está ligada à motivação, sei que uma funcionária motivada é aquela que gosta do que faz, mas não põe de parte o desejo de ser reconhecida pelos patrões.
                Sei que a verdadeira motivação precisa de vir de dentro de cada um de nós, é um desejo interno, ninguém motiva ninguém, mas tento abrir-lhes o caminho que as leve até lá e para isso é fundamental por vezes ouvir as suas opiniões, não as julgar, ou melhor… apenas julgar o seu desempenho, caso seja necessário. Tento transmitir-lhes a opinião de que mesmo sendo funcionárias podem ter habilidade, atitudes empreendedoras e positivas e que podem marcar a diferença, tornando-se indispensáveis na firma.
                Há uma série de características que acho serem necessárias no perfil de patrão ou funcionário: ser responsável, persistente, honesto, pontual; ter iniciativa, habilidade, confiança e conhecimento.
Mas para tudo isto é preciso ter atitude. O empregado pode ter atitude de patrão e o patrão de empregado, porque um não pode viver sem o outro.

Ser Mãe*
           Não sei se existem palavras para o que sinto.
                Os meus sentimentos como mãe estão vincados dentro da minha alma para que eu nunca os possa esquecer. Meus filhos são a minha verdadeira obra de arte e por eles tudo vale a pena.
 É difícil encontrar amor neste mundo, descobrir alguém que nos faça sentir que há uma razão para termos sido postos neste mundo. Um filho é a forma mais pura disso, um filho representa o amor que não temos de procurar e a quem não temos nada a provar.
                Agradeço a Deus por me permitir ser a mãe deles.
                Se um dia falhei, ou se ainda vier a falhar como mãe, espero que me perdoem, porque meu amor por eles prevalecerá para todo o sempre. Pois acredito que depois desta passagem por este mundo, os laços de um amor profundo como o de mãe e filhos de alguma forma irão ficar ligados.
                Que mais não seja, irei ser sempre o Anjo da guarda de cada um deles.

Excertos do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (Nível 3 do Ensino Básico) de Maria dos Anjos Fernandes Amorim

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CONVITE...


... À descoberta do prazer da leitura, do encontro com outras perspectivas e horizontes.

   As Palavras como pontes entre a realidade e as coisas... sérias...



Recomeça...
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo 
Ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar
E vendo,
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

MIGUEL TORGA, Diário XIII

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DESAFIA-TE A TI MESMO - Desafio n.º 1


Aceitem o convite para participar nesta iniciativa!
Conforme o Regulamento, as respostas deverão ser entregues até ao próximo dia 20 de Janeiro de 2011, no CNO da Escola Básica e Secundária de Barroselas.

Não esqueça de indicar, na folha de resposta, o seu nome completo, modalidade formativa 
(Processo RVCC,  Formação Modular Certificada, Cursos EFA, Ano/Turma...).

BOM TRABALHO!


DESAFIA-TE A TI MESMO