sábado, 27 de novembro de 2010

Balanço, partilha de boas práticas e um novo ciclo em discusão...

 
O 4.º Encontro Nacional de Centros Novas terá lugar, no dia 30 de Novembro, no Pavilhão Multiusos, em Guimarães. Este encontro, levado a cabo pela Agência Nacional para a Qualificação, através dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, irá focar-se no que tem sido a  Iniciativa Novas Oportunidades e no trajecto que a mesma seguirá. Desta forma, o encontro integrará um primeiro momento de apresentação pública dos resultados e evidências dos estudos de avaliação externa do eixo adultos desta Iniciativa.

A segunda parte do encontro visa revelar e divulgar boas práticas desenvolvidas em Centros Novas Oportunidades. 

Por fim, a terceira e última parte incidirá sobre o novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades. Neste sentido, espera-se que este momento integre um painel com empresários reconhecidos e uma comunicação oficial das metas e objectivos para o novo ciclo da Iniciativa, a iniciar em Janeiro de 2011.

http://www.anq.gov.pt/default.aspx

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CONVITE

A 1.ª tertúlia do Agrupamento teve lotação esgotada.
Uma sala repleta de formandos interessados, atentos à exposição, com questões pertinentes numa aprendizagem que se constrói ao longo de partilhas de saberes, conhecimentos que confirmam o título desta primeira sessão: Estar alerta é a atitude certa!


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jornal Público, P2 - "Ainda vemos a educação de adultos como uma utopia

18 de Novembro - Dia Mundial da Filosofia

A complexidade dos problemas actuais convida-nos a aproveitar essa riqueza para construirmos nossa capacidade de analisar a realidade. A intensificação de todos os tipos de intercâmbio encerra uma grande promessa de oportunidades de compartilhar, mas também envolve o risco de mal-entendidos e tensão. É necessário redobrar os esforços colectivos para garantir a todos uma educação de qualidade e um ambiente favorável, onde cada homem e mulher possa expressar as suas ideias e enriquecer o debate público, promovendo a justiça e a paz.

Mensagem de Irina Bokova,
Directora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia,  18 de novembro de 2010.



http://projectoagora.blogspot.com/

terça-feira, 16 de novembro de 2010

8.º Júri de Certificação - Nível Secundário



«A sessão de júri de certificação representa o momento final dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências. Como tal, assume várias funções, designadamente encerramento oficial e público, legitimação social e avaliação final dos candidatos.

A sessão de júri de certificação constitui o momento de encerramento oficial e público do processo de cada candidato e dá corpo à etapa de certificação de competências. Assume, assim, uma carga simbólica de grande importância. Este encerramento é público. Nele podem participar, para além dos elementos da equipa técnico-pedagógica e do avaliador externo, também podem participar as pessoas que assim o entenderem, bem como figuras que são referências para os candidatos em processo, para o seu futuro, e para os Centros Novas Oportunidades em si mesmos.


Assim, é bem-vinda e recomendável a presença de familiares e amigos dos candidatos, bem como de outros actores-chave do território.»

Teresa Gaspar (et al),  
A sessão de júri de certificação: 
momentos, actores, instrumentos.
- adaptado-

Uma nova etapa se inaugura na vida dos seguintes candidatos, para eles e todos aqueles que contribuíram de forma decisiva no culminar deste desafio, o nosso reconhecimento!
Alice Torres
Ana Maria Gonçalves
Joana Pereira
João Sales Gomes
Joaquim Queirós
 Sara Barbosa

    quarta-feira, 10 de novembro de 2010

    terça-feira, 2 de novembro de 2010

    CNO em movimento... Adultos em acção... Aprender COMPENSA!

    No âmbito das actividades desenvolvidas pelo Centro Novas Oportunidades terá início, na próxima quinta-feira dia 4 de Novembro de 2010 o CURSO de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível secundário e habilitação escolar, na Escola Básica e Secundária de Barroselas. Vinte e cinco formandos integram o grupo e terão pela frente a possibilidade de elevar as suas qualificações através da frequência das sessões em regime pós-laboral.

    Organizados numa perspectiva de Aprendizagem ao Longo da Vida, os Cursos EFA_Escolar estruturam-se através do desenvolvimento de uma formação de base, com metodologias activas, centradas em processos reflexivos de aquisição de competências, e constituída pelas seguintes Áreas de Competência-Chave:
    • Cidadania e Profissionalidade
    • Cultura, Língua e Comunicação
    • Sociedade, Tecnologia e Ciência
    • Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
    A certificação escolar resultante de um Curso EFA de nível secundário permite o prosseguimento de estudos através de um Curso de Especialização Tecnológica ou de um curso de nível superior, mediante as condições definidas na Deliberação n.º 1650/2008, de 13 de Junho, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, ou nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de Março (acesso ao ensino superior por maiores de 23 anos).

                                                                                                       http://www.anq.gov.pt/default.aspx