quarta-feira, 30 de junho de 2010

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA ESTUDOS SUPERIORES

Como podem consultar na página web da ANQ, I.P., estão abertas as candidaturas ao Primeiro Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES), da responsabilidade da Universidade Aberta e resultante do Protocolo estabelecido entre esta Universidade e a ANQ.

O curso destina-se a todos aqueles que tenham concluído o 12.º ano de escolaridade ou equivalente e tenham em mente obter uma melhor preparação para a frequência de um curso superior (quer na Universidade Aberta ou em qualquer outra Instituição do Ensino Superior.

O curso tem um custo total de 120€ e a duração de um semestre lectivo, e terá início no dia 8 de Novembro de 2010. Leccionado em regime de ensino a distância (e-learning), o CQES inclui um módulo de ambientação online, realizado de 18 a 30 de Outubro próximo.

Para mais informações pode contactar-se cqes@univ-ab.pt;

Telf. 213 916 447 / 441 / 489.

Pode também consultar:

http://www.uab.pt/web/guest/home;jsessionid=10EEB2000F2BE1AF8DCB31FAB31C62FA

segunda-feira, 28 de junho de 2010

6.º JÚRI DE CERTIFICAÇÃO - NÍVEL SECUNDÁRIO


A Equipa Técnico-Pedagógica do CNO da Escola convida a Comunidade Educativa alargada a estar presente nesta sessão de Certificação de Competências dos candidatos:
  • António Bernardino Ferreira
  • António Manuel Carvalho
  • Emília Matos
  • Mª Amélia Barbosa
  • Mª do Céu Figueiras

O caminho percorrido foi longo, mas procura ser mais um degrau na conquista do Lema da Iniciativa Novas Oportunidades: APRENDER COMPENSA!


sábado, 26 de junho de 2010

TEATRO RIVOLI - ANNIE


Ontem, sexta-feira dia 25 de Junho de 2010, 66 pessoas ligadas a este Centro Novas Oportunidades rumaram até ao Porto para fazer a experiência transfiguradora de uma vivência estética.

Efectivamente, foi disso que se tratou: a brilhante encenação, a riqueza das personagens, a capacidade de entrega dos actores, a coreografia, a música, a excelência dos cenários, a beleza do guarda-roupa e... numa exaltação da força da resiliência (que consiste na capacidade de ultrapassar as adversidades tornando-as uma força positiva para lidar com os problemas) a mensagem de Esperança como força motriz de  todo desenvolvimento.

terça-feira, 15 de junho de 2010

1.ª Exposição de Mª dos Prazeres Barreira


Integrada na Feira do Livro de Verão da Escola Básica e Secundária de Barroselas, estará patente uma exposição dos trabalhos realizados pela nossa formanda Maria dos Prazeres Barreira.

Recentemente certificada através do Processo de RVCC - Nível B3, soube conquistar o respeito e a admiração de todos os presentes fazendo-nos ver por detrás das aparências: "Podemos fazer excelentes decorações a partir de coisas simples".

O Centro Novas Oportunidades endereça à D. Maria dos Prazeres Barreiras um Futuro promissor e a conquista do seu espaço no mundo da transfiguração da realidade através da Arte.

sábado, 12 de junho de 2010

Iniciativa Cultural: Teatro de Revista

Todos os adultos ligados de alguma forma ao CNO da Escola Básica e Secundária de Barroselas estão convidados a participar nesta Iniciativa que visa proporcionar momentos de convívio, reflexão e fruição estética de modo a tornar realidade o desafio da Iniciativa Novas Oportunidades:

A Educação é um tesouro a descobrir

A Educação é uma aposta contínua ao longo da Vida

APRENDER COMPENSA!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

5.º Júri de Certificação - Nível Secundário


C
hegou o momento, há muito esperado, para o Sr. Nuno Rego.

Um desafio...

Conciliar o trabalho, distante... a vida familiar, e não deixar de acalentar o sonho: ver validadas e certificadas as competências adquiridas, nos mais variados contextos, ao longo de anos a aprender.

Sim, porque a Vida é Mestra quando sabemos olhá-la de frente, com a inquietação constante de quem vê tudo como se fosse a primeira vez... A capacidade de questionar torna-nos aprendizes profundos da razão de ser das coisas e, assim, gozamos, prazenteiramente, o néctar concedido a aqueles que abandonam a apatia e se lançam na aventura do saber...

Ora bem... néctar dos deuses... É dele que o Sr. Nuno irá falar na sessão de certificação de nível secundário, a ter lugar na próxima segunda-feira, dia 14 de Junho, pelas 19h15 na Biblioteca da Escola.

Compareçam nesta sessão pública!

Aceitem o desafio de colocar a Educação como a bússola que orienta a construção configuradora da pessoa que vive, com os outros, em sociedade.

13.º Júri de Certificação - Nível Básico


Depois de uma caminhada convicta pela aventura da construção da narrativa pessoal e apropriação do Referencial de Competências Chave de Nível Básico (9.º Ano) na próxima segunda feira, dia 14 de Junho, pelas 18h30, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Barroselas, terá lugar a sessão pública de certificação de cinco candidatos em processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências no nosso Centro Novas Oportunidades:
Jorge Pedra
Maria dos Prazeres Barreira
Rosa Maria Silva
Maria Ilídia Mota
Armindo Lima

Neste momento que constitui o culminar duma fase da Aprendizagem que não acaba mas abre portas a Novos horizontes da Educação ao longo da Vida estão TODOS convidados a assinalarem, connosco, este acontecimento.